Avançar para o conteúdo principal

Teorias do Quotidiano #4



Sexo na gravidez: Sim ou Não?

É do conhecimento de todos os que convivem comigo e os que pelo mundo me vão lendo, que a minha maior concretização enquanto mulher é ser mãe, é dar o prazer de viver a um infinito número de seres, estando ou não grávida.
E também é do conhecimento geral a minha paranóia por todo o universo da maternidade [calma não sou nenhuma psyco] é simplesmente um assunto que prende todo o interesse e me faz espremer e absorver até à ultima gota. 

Quando me imagino mãe não me imagino grávida, acho que são coisas totalmente independentes. 
Está provado cientificamente que uma mulher em estado de graça pode ou não sentir-se mãe, se estiver errada digam-me, até porque nunca estive grávida e posso estar a ler os livros errados. 
Quando me imagino rodeada de filhos, imagino-me mãe deles pelo amor que vamos alimentar juntos. Imagino-me a errar vezes sem conta até acertar, quando me deparar com uma crise de birra aos 4 anos ou uma crise de parvalheira aos 14 anos. 

Quando me imagino mãe os meus filhos já existem, não tenho nenhum encanto pelos meses de gestação. 
Adoro ver grávidas, mas quando me coloco no lugar delas só penso: quero a criança cá fora, se podermos saltar a gestação cool.
Por três razões: a primeira, por todas as experiências más que já ouvi e li [ razão têm as minhas pessoas quando dizem para não ler aqueles livros], a segunda, porque sou uma tremenda maricas, toda a dor é inconcebível e imaginar-me a ter enjoos ou a expulsar um bebé é só o pensamento mais assustador, e a terceira, porque eu quero é ser mãe da pessoa e não sentir-me mãe da semente [claro que esta visão terá tendência a mudar completamente]. 

À parte disso, este post é para falar do vídeo que acabaram de assistir [se não puseram play vejam, vale a pena] onde, numa entrevista intima mas sem constrangimentos, duas pessoas especiais [sou suspeita, gosto imenso das duas] conversam sobre sexo na gravidez, aquele tema que deixa todos sem excepção com vergonha e cheios de dúvidas.
A pergunta mais frequente " será que magoa o bebé?", até eu que nunca estive grávida já me pus a pensar no assunto. 
Esta conversa partilhada entre a Catarina Beato e a Sílvia Baptista explica de forma simples tudo o que engloba prós e contras de se estar grávida, para um homem e uma mulher, desde o desejo sexual ou falta dele, até ao momento do parto e o quanto pode ser tão bom ou melhor que um orgasmo. Sim, leram bem. 
Eu já tinha lido sobre o assunto e a Catarina veio dar voz e confirmar a informação que já tinha. 
Falam ainda de relações e de como os primeiros meses podem ditar o fim a bonitas histórias de amor quando as pessoas não falam sem tabus. 

Adorei a entrevista, fiquei esclarecida e bem mais tranquila depois disto. E quando for a minha vez, se estiver de pé atrás venho aos arquivos do meu bloco público e revejo como já fiz desde que a entrevista saiu.
Obrigada à Sílvia pela iniciativa do tema e à Catarina pela partilha das suas experiências pessoais, este é daqueles temas que devem ser conversados sobretudo em casal.

Comentários