Avançar para o conteúdo principal

Casamento vs Amor

O que é um  casamento? Assinar uma papelada, colocar uma aliança na mão esquerda, convidar um número alargado de pessoas para o copo de água, acabando a fazer um brinde e a dizer 'na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe', uns defendem que sim, aqueles que se casam só porque fica bonito, ou porque estão loucamente apaixonados (dizem eles), ou ainda por outra razão são crentes e acreditam mesmo que o que 'Deus uniu o Homem não pode separar'. 

Bom isto torna-se um tanto ou quanto irónico quando nos deparamos com a quantidade de casais que se casam com toda esta burocracia e passado um X de tempo estão a assinar outra papelada, aquela que deita abaixo por completo o que Deus uniu e o que a morte nem teve tempo de separar.


Não quero com isto dizer que não acredito no 'casamento', bem no fundo acredito, mas é como acreditar em Deus, acredito em algo superior a nós que nos guia (para mim não é deus), e acredito num casamento que não passa por metade dessas lengas-lengas que  ouvimos desde o tempo dos nossos avós, em que nos habituaram desde pequenos que tinha de se casar, e que tal como acontecia nos filmes, viveríamos felizes para sempre.


Simplesmente acredito no Amor, não que não haja casamentos por amor, que há, eu conheço um, que passou por todo o processo tradicional e que hoje estão tão ou mais apaixonados como no dia em que se conheceram, assim como no dia que disseram o sim, continuam juntos porque no caso deles é até que a morte os separe, mas acho que a cima de tudo, acima de casamento o que eu vejo e retiro daquela união é amor.

De certa forma são eles que ainda me conseguem fazer acreditar que posso vir a vestir-me de noiva e a dizer aos meus amigos próximos que amo aquele homem, mais que a mim mesma, (sem deus, padres e afins), claro que o meu lado maricas e romântico também ajudam a este meu idealismo, mas não faço muita questão confesso, só se o homem quiser é que lhe farei a vontade (fora da igreja claro), e eu até adoro capelas, mas a simbologia que o povo lhes coloca tira-me completamente o gosto por tal beleza, que elas suportam e que me fascinam.

Aparte disso, aquilo em que eu acredito mesmo é no amor, e na sua importância vital na vida de cada ser humano, ninguém se pode afirmar completamente feliz (atenção refiro-me a todo o tipo de amor), sem amor. Estará certamente a mentir, tirando esse casal (que são o meu tio e a minha tia), cresci numa família em que as relações não eram propriamente um mar de rosas, mas sempre acreditei no amor, nos vários tipos de amor e hoje com vinte que pesam no meu corpo esganiçado acredito ainda mais, acredito que nem a morte pode separar o amor, será possível? É, porque o amor não passa só por um relacionamento entre duas pessoas que sentem desejo uma pela outra, o amor é mais que isso, aquilo em que eu acredito que é amor, passa para além disso.

Podia falar dos vários tipos de amor mas não é isso que pretendo com este texto, é mais objetivo e direcionado á duração e intensidade do amor.

Cresci numa família em que o amor a mim poderia muito bem passar-me ao lado, pois tirando algumas exceções, acontecimentos da nossa vida foram deteriorando a nossa ligação e hoje somos uma família, mas já não é a mesma família, deixa-me triste não vou negar, mas quem disse que existem famílias perfeitas está redondamente enganado, isto não invalida que não possamos contar uns com os outros, mas as coisas mudaram e todos sabemos isso, simplesmente tentamos ignorar para que possa parecer tudo mais leve mas a mudança está lá, sempre esteve.

Hoje independentemente disso, acredito cegamente no amor e na sua capacidade de transformar alguém, acredito em relações para a vida porque assim fui descobrindo ao longo da vida, com as pessoas que fui conhecendo e que hoje fazem parte da minha família que está sobretudo presente no meu coração. 
Acredito no amor porque aprendi que a sua base é o respeito, a dedicação, a amizade ou companheirismo. 

Aprendi com a minha mãe que a vida não é um mar de rosas, mas quando amamos alguém tudo muda, a nossa mente muda, assim como ela mudou quando nós passámos a fazer parte da vida dela e lhe despertámos o maior amor que ela tem hoje pelos três e o amor que ela sente por alguém que não precisou de alianças e juras de amor eterno, simplesmente ama.

Aprendi com o meu pai que se pode amar alguém como tendo o mesmo sangue que nós sem o ter, que podemos amar alguém como se fosse nosso, quando nem sempre o foi.

Aprendi com o meu irmão, tudo sobre amar alguém, sobre a entrega e dedicação por inteiro a alguém que amamos muito mais do que alguma vez julgamos possível, ele que na minha opinião é o Homem que toda a mulher deveria e gostaria de ter, pela sua sensibilidade e amor, por ser um Homem extraordinário e continuar a 'acreditar' no amor quando a vida desde cedo lhe deu motivos para o contrário.

Aprendi com os meus amigos que o amor ultrapassa a relação carnal e sexual entre dois sexos, que é possível amar alguém incondicionalmente, como se ama um irmão, mesmo não sendo do mesmo tipo genético.

Todos os dias aprendo com a vida e a sabedoria que ela me trás, ela e todos os que dela fazem parte, sobre amizade, respeito, união, lealdade, isto para  mim é amor, é viver feliz para sempre, porque para sempre (para mim), é até onde a vida nos levar, claro o meu lado lamechas, romântico e um tanto ou quanto maricas também ajuda nesta minha crença.

Sou feliz porque encontro na imperfeição o lado mais perfeito das coisas. das pessoas, vivendo com quem amo e com eles ser a pessoa mais feliz do mundo.
Sejam Felizes

Comentários