Avançar para o conteúdo principal

Dia da Mãe.

Mãe, o ser que nos permite sair para este mundo de descobertas, desilusões, afectos e paixões. Mãe, sabe tudo o que nós ao longo da vida vamos aprendendo e descobrindo, é ela que  nos diz quais as opções, nunca impedindo de nada, mesmo com medo elas fazem com que sejamos nós a aprender com as escolhas que fazemos. A Mãe, é amiga, leal, confidente, sincera, frontal, directa, é ela que nos faz abrir os olhos aos erros que estamos a cometer e aos que podemos evitar fazer, sim há coisas na vida que podem ser evitadas se ouvirmos os conselhos certos, se seguir-mos o nosso coração, independentemente se ela está de acordo ou não. A nossa Mãe, respeita o nosso espaço, mesmo que por vezes, lhe seja difícil ter de o fazer, é a nossa amiga incondicional, nunca esquecendo a autoridade que se deve estabelecer, corre para nós se precisar-mos sem evitar, conforta-nos quando necessário, deixa-nos soltos para quando estivermos prontos, possa-mos voltar a percorrer o caminho que foi interrompido por qualquer contratempo. Mãe perdoa, qualquer disparate, qualquer mentira escondida, Mãe perdoa tudo.
São elas que fazem de nós, parte daquilo que somos hoje, porque nos amam de uma forma incondicional, porque nos ensinam o que sabem, da melhor maneira que aprenderam. Umas podem ser chatas, mas é simplesmente preocupação, que nós um dia sentiremos na pele, um dia passaremos por isso, seremos mães e pais dos filhos que de nós dependerão, como nós um dia, delas já dependemos. 

A minha mãe é uma mãe como não há igual, não é nada uma mãe tradicional, é uma mãe liberal. Deixa-nos ser livres todos os dias, nas escolhas que fazemos, na vida que vivemos. É o ser mais puro que eu conheço, é quem mais atura o meu mau humor, quem mais me ajuda a evoluir como filha e como individuo social.

São tantas as palavras que um dia espero conseguir dizer-lhe , pois nem cabem nesta folha e ainda que electrónica,  há coisas que só nós devemos dizer e só a nós, nos pertence. Assim como esta mãe, que me pertence a mim, como a vida ao meu coração. Não sei mesmo o que dizer mais sobre uma mãe que nunca ninguém poderá ter além de mim, uma mãe que faz tudo por nós.

Se há coisa que admiro nesta mulher, que tenho o privilégio de chamar de Mãe, de minha, de nossa, é a forma como ela lidou com duas crianças que de um dia para o outro ficaram, para sempre ligadas, e sobre a sua responsabilidade, foi mãe, foi pai, foi amiga, foi e continua a ser, todos os dias da nossa vida, a melhor.

A minha mãe tem a capacidade de me fazer a mim e aos meus irmãos, para além de seres felizes, seres livres, é muito importante quando deixamos voar aqueles que mais amamos, mesmo que isso nos doa, só livres é que serão realmente felizes e a minha mãe tem essa noção, é das melhores pessoas que já conheci até hoje, não só por ser minha mãe, mas por ser este ser extraordinário,  emociono-me só de falar de alguém tão único, tão especial, tão meu.
Há uma mulher nestas gerações imensas de mães maravilhosas, que não tive a oportunidade de conhecer, não que ela nunca me tenha visto, mas pelo simples facto de não me lembrar de um ser, que passo o tempo a recordar, a avó. Sei que foi uma das impulsionadoras para eu e ele estarmos aqui hoje, ela sim sabia já que tu serias uma mãe fenómeno, mesmo com a idade com que essa fase começou na tua vida. O facto de não  a ter aqui, para mim, para ti, para todos, é algo que me deixa triste.
Quando crescer, para além dos cinco filhos que quero ter, gostava de ser tão boa mãe como tu és, eu sei, é impossível, porque as pessoas neste mundo são todas diferentes, mas aprendo todos os dias contigo, ensinas-me coisas que irei fazer, e outras que fazes e que eu sei que não quero fazer. É me muito difícil falar de ti, porque diga o que disser não é suficiente, obrigada por desde o primeiro minuto, nos teres tornado a tua prioridade, por fazeres de nós mulheres e homem, íntegros.
És minha, do coração à alma.
Desejo à minha e a todas as mães, sejam elas as que tiveram ou as que criaram, porque a mãe está-nos ligada eternamente, nos laços que criamos e no amor que cultivamos, seja ou não do mesmo sangue, o que importa é que quem ama cuida. Isto é ser mãe, educar, cuidar, lutar, confiar, libertar, amar. É nunca desamparar quem se ama independentemente do ADN que possa ter. Mãe é Mãe.
Feliz dia da Mãe, a todas as Mães e em especial a ti, que és a minha, a nossa, Mãe.

Comentários

Enviar um comentário